Rumo à PRF
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Rumo à PRF

Informações a todos que pretendem prestar concurso para a Polícia Rodoviária Federal, ou àqueles que querem se manter informados sobre esta instituição.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Banco de redações PRF

Ir para baixo 
+3
Master
negativo
Pablojitsu
7 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
ponty2009




Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 EmptyQui Ago 13, 2009 7:06 pm

Irraimundo - coloca uma redaçao dissertativa-argumentativa aí no fórum
que a gente te dá uns toque.
abraços

P.S. Somos todos estudantes aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
negativo




Mensagens : 21
Data de inscrição : 11/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: "Polis"   Banco de redações PRF - Página 2 EmptyQui Ago 13, 2009 9:09 pm

Dessa vez ficou horrível, tive muita dificuldade em trabalhar com este tema, mas vamos la:
A proposito eu tinha entendido que era pra relacionar o poema com a frase "o principal problema das megalopoles é a superpopulação". Da mistureba deu essa coisa aqui abaixo, favor criticar:





“Pólis”. Desde que o termo foi cunhado sob a égide helênica, este conceito passou por variações ideológicas, linguísticas e também derivações até chegar ao que se há de mais moderno na sociedade: megalópole.
Até a revolução industrial dois fatores característicos da cidade moderna não estavam presentes : grande concentração populacional e convívio dentro dos mesmos limites citadinos entre classes economicamente tão diferentes.
Em nossas megalópoles já não há mais espaços para guetos, as favelas se impõem lado a lado dos bairros nobres. Mas, a segregação ainda existe. Há o mito de que todos os moradores dos morros são criminosos, preguiçosos ou pessoas de má fé, seres inferiores que merecem morar em burgos.
E mesmo diante deste conflito, as cidades continuam a crescer, a verticalização é fenômeno presente seja em prédios de luxo ou em barracos de três andares na beira de penhascos. E os problemas, com isso, continuam a se potencializar.
É necessário que todos, cidadãos urbanos, reaprendam e pratiquem o conceito grego de cidade: um lugar comum de convívio e debate para o bem de todos. É preciso que todos se empenhem pela ecologia, termo este que significa “cuidar da casa”, e por fim que as políticas públicas não consistam em simplesmente derrubar favelas para construir avenidas engarrafadas, mas sim que se lute comumente para que as garantias e direitos fundamentais previstos na constituição reflitam nas megalópoles, que irreversivelmente continuarão a crescer, um espaço harmonioso e não segregante.


Última edição por negativo em Qui Ago 13, 2009 9:34 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
negativo




Mensagens : 21
Data de inscrição : 11/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 EmptyQui Ago 13, 2009 9:25 pm

ponty2009 escreveu:
Caros colegas,
gostaria que fizessem uma análise crítica da minha redação.
obrigado.


O principal problema das megalópoles é a superpopulação?

O principal problema das megalópoles não poderia, deste ponto de vista, ser
considerado a superpopulação. No poema de Carlos Drummond de Andrade,
é feita alusão ao tema desigualdade social, que pode ser considerado o principal
problema das megalópoles, visto que, devido a ela, criamos realidades pouco favo-
recidas e outras favorecidas até demais.
A violência gerada pelas comunidades marginalizadas, é parte do processo de desigualdade social, aflorado no cotidiano destes. A imagem que o poema passa, de
pessoas consideradas "faveladas", é a imagem de vingança, de pessoas que ao se darem conta de que a realidade em que vivem, nada mais é do que o fruto da ganância de alguns, venham a se vingar de seus causadores.
Com um pouco mais de bom-senso e empatia, essa realidade descrita como "Favelário", no poema em questão, poderia ser revertida e, então, não mais ser temida por uns e vivenciada por muitos.

Minhas críticas:
O principal problema das megalópoles não poderia, deste (?)ponto de vista (DE QUAL PONTO DE VISTA, O TAL PONTO AINDA NÃO FOI EXPLICITADO), ser
considerado a superpopulação. No poema de Carlos Drummond de Andrade,
é feita alusão ao tema desigualdade social, que pode ser considerado o principal
problema das megalópoles, visto que, devido a ela, criamos realidades pouco favo-
recidas e outras favorecidas até demais.
A violência gerada pelas comunidades marginalizadas,(vírgula entre sujeito e predicado não pode) é parte do processo de desigualdade social,(acredito esta vírgula ser desnecessária) aflorado no cotidiano destes. A imagem que o poema passa(o uso do verbo passar aqui, segundo minha opinião foi pobre semanticamente),(acredito que a vírgula aqui é desnecessária) de
pessoas consideradas "faveladas", é a imagem de vingança, de pessoas que ao se darem conta de que a realidade em que vivem, nada mais é do que o fruto da ganância de alguns, venham (a quem faz referencia o venham? Se for à realidade houve erro de concordância, se for a pessoas creio ter faltado um pronome aqui talvez um PRONOME SUBSTANTIVO RELATIVO)se (qual regra de próclise caberia aqui? Acredito que este “se” aqui deveria ser enclítico) vingar de seus causadores.
Com um pouco mais de bom-senso e empatia, essa realidade descrita como "Favelário", no poema em questão, poderia ser revertida e, então, não mais ser temida por uns e vivenciada por muitos.
Particularmente creio a redação estar boa, mas faltaria um elemento inovador aqui, acho que ficou meio senso comum e a conclusão também ficou desfavorecida diante do texto. Minha opinião, sou um qualquer pior que o vírus do mosquito do coco do cavalo do bandido.

Abracos
Ir para o topo Ir para baixo
ponty2009




Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 EmptyQui Ago 13, 2009 10:44 pm

“Pólis”. Desde que o termo foi cunhado sob a égide helênica, este conceito passou por variações ideológicas ("IDEOLÓGICAS"; MEIO SENSO COMUM, NÃO É?), linguísticas e também derivações até chegar ao que se há de mais moderno na sociedade: megalópole.
Até a revolução industrial (VÍRGULA PARA SEPARAR O APOSTO)dois fatores característicos da cidade moderna não estavam presentes : grande concentração populacional e convívio dentro dos mesmos limites citadinos entre classes economicamente tão diferentes.
Em nossas megalópoles (EU COLOCARIA UMA VÍRGULA DEPOIS DE MEGALÓPOLES PARA INDICAR UMA ORAÇÃO COORDENADA EXPLICATIVA) já não há mais espaços para guetos, (AQUI PODE-SE USAR UM PONTO FINAL OU UMA CONJUNÇÃO COORDENADA ADITIVA.) as favelas se impõem lado a lado dos bairros nobres. (DO PONTO DE VISTA ESTÉTICO, SERIA ACONSELHÁVEL VÍRGULA ANTES DE MAS (CONJUNÇAO COORDENADA ADVERSATIVA) E RETIRAR A VÍRGULA DA FRENTE DO MAS.) Mas, a segregação ainda existe. Há o mito de que todos os moradores dos morros são criminosos, preguiçosos ou pessoas de má fé, seres inferiores que merecem morar em burgos.
E mesmo diante deste (QUANDO O PRONOME SE REFERIR A ALGO QUE JÁ FOI CITADO NO TEXTO, SERÃO USADOS ESSE, ESSA OU ISSO. SE DISSER RESPEITO A ALGO QUE AINDA VAI SER MENCIONADO, DEVEM-SE EMPREGAR ESTE, ESTA, OU ISTO.) conflito, as cidades continuam a crescer, (O PONTO NO LUGAR DA VÍRGULA DARIA UM TCHAM ESPECIAL, VISTO QUE VC CONCLUIU SEU PERÍODO.) a verticalização é fenômeno presente (VÍRGULA DEPOIS DE PRESENTE?) seja em prédios de luxo ou em barracos de três andares na beira de penhascos. E os problemas, com isso, continuam a se potencializar.
É necessário que todos, cidadãos urbanos, reaprendam e pratiquem o conceito grego de cidade: um lugar comum de convívio e debate para o bem de todos. É preciso que todos se empenhem pela ecologia, termo este que significa “cuidar da casa”, e por fim que as políticas públicas não consistam em simplesmente derrubar favelas para construir avenidas engarrafadas, mas sim que se lute comumente (DE MANEIRA COMUM?) para que as garantias e direitos fundamentais (EU COLOCARIA VÍRGULA, CONSIDERANDO QUE APARTIR DE PREVISTOS ATÉ CONSTITUIÇÃO, SEJA UM APOSTO)previstos na constituição reflitam nas megalópoles, (SERÁ QUETE ESSA VÍRGULA?) que irreversivelmente continuarão a crescer, um espaço harmonioso e não segregante.

MUITO BOM SEU TEXTO - FICOU MEIO SEI-LÁ, MAS TÁ OK.
ABRAÇOS
Ir para o topo Ir para baixo
negativo




Mensagens : 21
Data de inscrição : 11/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 EmptyQui Ago 13, 2009 11:46 pm

Meio Sei lá??? Ficou ruim?

Em relação a
E mesmo diante deste (QUANDO O PRONOME SE REFERIR A ALGO QUE JÁ FOI CITADO NO TEXTO, SERÃO USADOS ESSE, ESSA OU ISSO. SE DISSER RESPEITO A ALGO QUE AINDA VAI SER MENCIONADO, DEVEM-SE EMPREGAR ESTE, ESTA, OU ISTO.)

Eu aprendi que deste é aquele imediatamente anterior e desse é o que foi dito mais anteriormente no texto. Muito embora sua colocação está certa, mas a minha também está, obseve : http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/1094666 item 05- a item 07
Ir para o topo Ir para baixo
ponty2009




Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 EmptySex Ago 14, 2009 9:22 am

Caro negativo,
----------------------------------------------------------------------------------------------
Eu aprendi que deste é aquele << imediatamente >> anterior e desse** é o que foi dito mais anteriormente no texto. Muito embora sua colocação está certa, mas a minha também está, obseve : http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/1094666 item 05- a item 07
-----------------------------------------------------------------------------------------------

<< imediatamente >> deste garoto... ou garoto este que...
desse ** é usado para algo JÁ mencionado.

Bom, posso estar equivocado. Você tem uma boa retórica a seu favor. (ponto pra vc no concurso!!!)
Ir para o topo Ir para baixo
lrraimundo




Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 EmptySex Ago 14, 2009 5:59 pm

ponty2009 escreveu:
Irraimundo - coloca uma redaçao dissertativa-argumentativa aí no fórum
que a gente te dá uns toque.
abraços

P.S. Somos todos estudantes aqui.

ponty2009 - me fala um tema pra mim desenrolar! (desculpe responder tarde assim. só posso acessar 1 vez por dia, por falta de tempo)
Ir para o topo Ir para baixo
ponty2009




Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 EmptySex Ago 14, 2009 11:04 pm

Irraimundo- cuidado com o uso do MIM, lembre-se que MIM é índio. Quando ouver uma ação na frase, use EU --- EX: para EU fazer;´para EU andar

Lembre-se de que o MIM é passivo, apenas recebe a ação.

ah - um tema para sua redação...
A globalização afeta a todos no planeta?


abraços e boa redação.
Ir para o topo Ir para baixo
lrraimundo




Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 EmptySáb Ago 15, 2009 10:33 pm

ponty2009 escreveu:
Irraimundo- cuidado com o uso do MIM, lembre-se que MIM é índio. Quando ouver uma ação na frase, use EU --- EX: para EU fazer;´para EU andar

Lembre-se de que o MIM é passivo, apenas recebe a ação.

ah - um tema para sua redação...
A globalização afeta a todos no planeta?


abraços e boa redação.

vlw pelo 1º toque! rsrsrsrs
manias...
devo postar a redação 3ª feira agora, blz...
e continue me dando esses toques, rsrsrs...
Ir para o topo Ir para baixo
lrraimundo




Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 EmptySeg Ago 17, 2009 11:13 pm

ponty2009:
fiz a redação. não sei se está boa. pra mim, ela está muito ruim, mas dê uma olhadinha...
tentei usar uma linguagem simples, para evitar erros. se ela estiver ruim mesmo, fale com toda a sua sinceridade, e onde preciso melhorar. Estamos na reta final e não posso dar mole Very Happy ...

Tema: A globalização afeta a todos no planeta?
Título: Os esquecidos pela Globalização

Grandes tecnologias desenvolvidas, informações a uma velocidade impressionante, comunicação quase que infalível, empresas colossais espalhando seus domínios a vários lugares do planeta... Não podíamos imaginar estes fatos sem a Globalização. Mas a pergunta ecoa: será que todas as pessoas estão envolvidas neste fenômeno?
Olhando para parte meridional do planeta, mais específicamente a África, vemos sinais de que, nesse lindo mundo globalizado, nem todos são participantes. Devido a extrema pobreza e miséria, a maioria dos africanos não têm acesso à Internet, nem ao menos utilizam computadores, estes que são alguns dos grandes instrumentos da Globalização.
Não precisamos ir tão longe. Em nossa Terra Natal também vemos marcas, não só da exclusão, mas da descrença. Em uma certa reportagem, o reportér perguntou a uma senhora do sertão nordestino se ela acreditava no que se passava na televisão. Ela respondeu que tudo o que se passava nesta era mentira e que, inclusive, não a tinha em casa. Sinal da aversão pelos cidadãos dos lugarejos mais remotos do país, impossibilitando que suas mentes venham se adaptar a esse novo mundo.
Com certeza a Globalização ajudou o mundo, a economia, a sociedade a dar um salto monstruoso à modernidade, e ajudará muito mais, mas há, ainda, pontos cegos que apenas os responsáveis por esta poderão consertar, suprir, para que tenhamos um mundo perfeitamente globalizado.


espero q ñ esteja t incomodando...
Bons estudos!
Ir para o topo Ir para baixo
ponty2009




Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 EmptyTer Ago 18, 2009 10:17 am

Irraimundo,
não sou expert em redação , apenas tento fazer as correções que acho pertinente, baseado no meu pouco conhecimento da língua portuguesa.
______________________________________________________
Tema: A globalização afeta a todos no planeta?
Título: Os esquecidos pela Globalização

Grandes tecnologias desenvolvidas, informações a(-à-) uma velocidade impressionante, comunicação quase que infalível, empresas colossais espalhando seus domínios a vários lugares do planeta...(-.-) Não podíamos(-poderíamos-) imaginar estes (-esses-) fatos(-,-) sem a Globalização. Mas a pergunta ecoa: será que todas as pessoas estão envolvidas neste fenômeno?
Olhando para parte meridional do planeta, mais específicamente a África, vemos sinais de que, nesse (neste) lindo mundo globalizado, nem todos são participantes.
(-,-) (-d-)Devido a extrema pobreza e miséria,(-.-) (-A-)a maioria dos africanos não têm (-tem-) acesso à Internet, nem ao menos utilizam computadores, estes que são alguns dos grandes instrumentos da (-g-)Globalização.
....(-meio confusa...-)....
Não precisamos ir tão longe. Em nossa Terra Natal também vemos marcas, não só da exclusão, mas da descrença.
.........EU COLOCARIA ASSIM: (Não precisamos ir tão longe para vermos marcas, não só de exclusão, mas, também, de descrença; podemos presenciar isso em nossa prória terra natal.)

Em uma certa reportagem, o reportér perguntou a uma senhora(-,-) do sertão nordestino(-,-) se ela acreditava no que se passava na televisão. Ela respondeu que tudo o que se passava nesta (-nela-) era mentira e que, inclusive, não a tinha em casa. (Sinal da aversão pelos cidadãos dos lugarejos mais remotos do país, impossibilitando que suas mentes venham se adaptar a esse novo mundo.)
Com certeza a Globalização ajudou o mundo, a economia, (-e-) a sociedade a dar
(-darem-) um salto monstruoso à modernidade, e ajudará muito mais,(-.-) (-M-)mas há, ainda, pontos cegos que apenas os responsáveis por esta(-a que vc quis se referir, com a palavra "esta"?-) poderão consertar, suprir, para que tenhamos um mundo perfeitamente globalizado.

---------------------------------------

Gostaria que mais alguém se propusesse em apontar os possíveis erros nessa redação e em minha correção.
obrigado e bons estudos a todos
abraço, Irraimundo
Ir para o topo Ir para baixo
PauloRI

PauloRI


Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 EmptyQua Ago 19, 2009 3:44 pm

Bo Tarde galera!
É a primeira vez que eu posto aqui; mas já postei outras redações no link do blog "RUMO À PRF" do Pablo.
Gostaria de deixar a minha redação para vocês corrigí-la.
Eu tenho muita dificuldade em escrever e preciso estar entre os 64 primeiros de SP; portanto, me ajudem por favor!
Se não for pedir muito, sejam o máximo que puderem críticos.

PROPOSTA: Dissertação que aborde o papel da PRF na Educação para o Trânsito.

O ato de educar ou conscientizar alguém é a forma mais eficiente para se obter resultados positivos; portanto, a educação para trânsito deve ser uma premissa para os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. Diante deste contesto, devemos louvar as atividades socio-educativas, relacionadas ao trânsito, que a Polícia Rodoviária Federal - PRF executa, as quais se destacam o Festival de Transito - FETRAN e o projeto "O Motorista de Amanhã".
O Código de Trânsito Brasileiro, que existe a mais de dez anos, possui vários artigos que tratam da educação para o trânsito, cuja é consagrada como um dos princípios da Política Nacional de Trânsito, oxalá a mais importante. Portanto, acreditamos que os órgãos envolvidos direta ou indiretamente com o trânsito brasileiro devem promover incessantes campanhas e projetos educativos. Como exemplos, podemos citar alguns países da Europa que gastam mais de dois milhões de Euros por ano em propaganda de Televisão, vinculadas em horário nobre; e as campanhas realizadas pela PRF.
Felizmente, no Brasil, temos projetos bem sucedidos, os quais são o FETRAN e "O Motorista de Amanhã", ambos realizados pela PRF com o intuito de conscientizar crianças e adolescentes. Os Festivais de Transito - FETRAN são compostas por apresentações teatrais que abordam temas relevantes relacionados ao trânsito, por exemplo: excesso de velocidade, alcoolismo na direção e cidadania no trânsito. Outra campanha importante é a intitulada "O Motorista de Amanhã", promovida em parceria com a prefeitura de Caxias - RJ, cuja principal meta é incutir nas crianças os conceito de trânsito seguro, através de palestras, jogos, peças teatrais e outras atividades. Assim, ações como estas devem ser apoiadas e disseminadas entre os demais órgãos do SNT.
Portanto, esperamos que o papel de educador e promotor das boas práticas de trânsito, realizado pela PRF, seja uma referencial e um incentivo aos demais órgãos do SNT. Assim, poderemos crer que no futuro compartilharemos um trânsito mais seguro.
Ir para o topo Ir para baixo
ponty2009




Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 EmptyQui Ago 20, 2009 1:11 pm

PauloRI escreveu:
BoA Tarde galera!
É a primeira vez que eu posto aqui, mas já postei outras redações no link do blog "RUMO À PRF" do Pablo.
Gostaria de deixar a minha redação para vocês corrigí-la.
Eu tenho muita dificuldade em escrever e preciso estar entre os 64 primeiros de SP, portanto, me ajudem, por favor!
Se não for pedir muito, sejam CRÍTICOS O MÁXIMO QUE PUDEREMo máximo que puderem críticos.

PROPOSTA: Dissertação que aborde o papel da PRF na Educação para o Trânsito.

O ato de educar ou conscientizar alguém, é a forma mais eficiente para se obter resultados positivos, portanto, a educação para O trânsito, deve ser uma premissa para os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. Diante deste conteXto, devemos louvar as atividades socio-educativas, relacionadas ao trânsito, que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) executa, DENTRE as quais se destacam, o Festival de Transito (FETRAN) e o projeto "O Motorista de Amanhã".
O Código de Trânsito Brasileiro, que existe a mais de dez anos, possui vários artigos que tratam da educação para o trânsito, cujOS SÃO consagradOS como um dos princípios da Política Nacional de Trânsito, SENÃO a mais importante. Portanto, acreditamos que, os órgãos envolvidos direta ou indiretamente com o trânsito brasileiro, devem promover incessantes campanhas e projetos educativos. Como exemplos, podemos citar alguns países da Europa OS QUAIS gastam mais de dois milhões de Euros por ano em propaganda de Televisão, vinculadas em horário nobre, e as campanhas realizadas pela PRF.
Felizmente, no Brasil, temos projetos bem sucedidos, os quais são o FETRAN e "O Motorista de Amanhã", ambos realizados pela PRF, com o intuito de conscientizar crianças e adolescentes. Os Festivais de TrÂnsito (FETRAN) são compostOs por apresentações teatrais, que abordam temas relevantes relacionados ao trânsito, por exemplo: excesso de velocidade, alcoolismo na direção e cidadania no trânsito. Outra campanha importante é a intitulada "O Motorista de Amanhã", promovida em parceria com a prefeitura de Caxias (RJ), cuja principal meta é incutir nas crianças os conceito de trânsito seguro, através de palestras, jogos, peças teatrais e outras atividades. Assim, ações como esSas devem ser apoiadas e disseminadas entre os demais órgãos do SNT.
Portanto, esperamos que o papel de educador e promotor das boas práticas de trânsito, realizado pela PRF, seja um referencial e um incentivo aos demais órgãos do SNT. Assim, poderemos crer que no futuro compartilharemos um trânsito mais seguro.


só procure dar mais concordância verbal.
abraço
Ir para o topo Ir para baixo
PauloRI

PauloRI


Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 EmptyQui Ago 20, 2009 1:36 pm

ponty2009 escreveu:
PauloRI escreveu:
BoA Tarde galera!
É a primeira vez que eu posto aqui, mas já postei outras redações no link do blog "RUMO À PRF" do Pablo.
Gostaria de deixar a minha redação para vocês corrigí-la.
Eu tenho muita dificuldade em escrever e preciso estar entre os 64 primeiros de SP, portanto, me ajudem, por favor!
Se não for pedir muito, sejam CRÍTICOS O MÁXIMO QUE PUDEREMo máximo que puderem críticos.

PROPOSTA: Dissertação que aborde o papel da PRF na Educação para o Trânsito.

O ato de educar ou conscientizar alguém, é a forma mais eficiente para se obter resultados positivos, portanto, a educação para O trânsito, deve ser uma premissa para os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. Diante deste conteXto, devemos louvar as atividades socio-educativas, relacionadas ao trânsito, que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) executa, DENTRE as quais se destacam, o Festival de Transito (FETRAN) e o projeto "O Motorista de Amanhã".
O Código de Trânsito Brasileiro, que existe a mais de dez anos, possui vários artigos que tratam da educação para o trânsito, cujOS SÃO consagradOS como um dos princípios da Política Nacional de Trânsito, SENÃO a mais importante. Portanto, acreditamos que, os órgãos envolvidos direta ou indiretamente com o trânsito brasileiro, devem promover incessantes campanhas e projetos educativos. Como exemplos, podemos citar alguns países da Europa OS QUAIS gastam mais de dois milhões de Euros por ano em propaganda de Televisão, vinculadas em horário nobre, e as campanhas realizadas pela PRF.
Felizmente, no Brasil, temos projetos bem sucedidos, os quais são o FETRAN e "O Motorista de Amanhã", ambos realizados pela PRF, com o intuito de conscientizar crianças e adolescentes. Os Festivais de TrÂnsito (FETRAN) são compostOs por apresentações teatrais, que abordam temas relevantes relacionados ao trânsito, por exemplo: excesso de velocidade, alcoolismo na direção e cidadania no trânsito. Outra campanha importante é a intitulada "O Motorista de Amanhã", promovida em parceria com a prefeitura de Caxias (RJ), cuja principal meta é incutir nas crianças os conceito de trânsito seguro, através de palestras, jogos, peças teatrais e outras atividades. Assim, ações como esSas devem ser apoiadas e disseminadas entre os demais órgãos do SNT.
Portanto, esperamos que o papel de educador e promotor das boas práticas de trânsito, realizado pela PRF, seja um referencial e um incentivo aos demais órgãos do SNT. Assim, poderemos crer que no futuro compartilharemos um trânsito mais seguro.


só procure dar mais concordância verbal.
abraço


Não entendi colega... Tem erro de concordância? ou preciso melhorar a disposição das orações?
Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
ponty2009




Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 EmptySex Ago 21, 2009 1:46 pm

apenas estude mais sobre concordância nominal e verbal.

Tenta dar uma olhada neste site colega...

http://www.portugues.com.br/sintaxe/concorverbal.asp
Ir para o topo Ir para baixo
PauloRI

PauloRI


Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 EmptySex Ago 21, 2009 3:48 pm

VALEU!! colega!
Ir para o topo Ir para baixo
lrraimundo




Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 EmptySáb Ago 22, 2009 6:30 pm

vlw ponty! obrigado por me alertar em mais alguns erros... sou fraquissimo em português... vou dar mais uma estudada em portuga pra ajudar a corrigir tb, na medida do possível...
Ir para o topo Ir para baixo
negativo




Mensagens : 21
Data de inscrição : 11/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Tema de redação da semana   Banco de redações PRF - Página 2 EmptySeg Ago 24, 2009 2:55 pm

Baseado em :

a)
art. 73 Todo cidadão ou entidade civil tem o direito de solicitar, por escrito, aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, bem como sugerir alterações em normas, legislação e outros assuntos pertinentes a este Código.

b) em competência estabelecida por lei para a PRF.

c) E no fato noticiado abaixo retirado de jornal de grande circulação local:

Não somente o viaduto das almas, mas as proximidades desse malfadado local apresentam alto índice de acidentes fatais, é difícil precisar um porquê disso, mas há variáveis que podem ser consideradas como por exemplo o grande número de bares e clubes nas proximidades, a qualidade técnica das curvas, o asfalto bem conservado que convida ao aumento da velocidade e a situação topográfica cheia de curvas acentuadas e despenhadeiros. O Governo já tentou, sem sucesso, implantar radares, sonorizadores, placas advertivas e educativas, tudo isso, entretanto, pouco efeito fez sobre a taxa de mortalidade no trânsito entre os 5 quilômetros antes e 5 depois do viaduto das almas. Seria algo sobrenatural envolvendo o nome do viaduto?



Elabore uma carta direcionada ao Órgão Rodoviário Federal com circunscrição sobre a Br-040, como uma petição para adoção de suas sugestões as quais objetivam diminuir o índice de mortalidade em acidentes naquela região apontada no texto.
Ir para o topo Ir para baixo
negativo




Mensagens : 21
Data de inscrição : 11/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Minha redação. Espero a críticas   Banco de redações PRF - Página 2 EmptySeg Ago 24, 2009 6:45 pm

Me Critiquem pelo amor de Deus!!!! Carta para mim é algo muito difícil.

Belo Horizonte, 24 de agosto de 2008.
Exmº Sr.
Dir. do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estruturas de Transportes
Caro senhor:
Conforme o que estabelece em lei do direito de qualquer cidadão de solicitar aos órgãos e entidades do SNT - Sistema Nacional de Trânsito a adoção de medidas que visem a segurança; por ser este solicitante agente do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, órgão ao qual compete a realização de estudos e estatísticas a respeito de acidentes de trânsito e, finalmente, por ser o trecho próximo ao conhecido “Viaduto das Almas” , área de patrulhamento do autor deste documento solicito, a adoção das sugestões que serão aqui expostas.
A área, compreendida entre cinco quilômetros antes e cinco depois do viaduto acima referido, apresenta índices de acidentes fatais que destoam das demais áreas patrulhadas pela unidade que opera na região. Várias ações foram realizadas no intuito de diminuir a morbidade como por exemplo a instalação de radares, sonorizadores, placas de advertência e educativas, contudo, as taxas da ocorrência de sinistros não foram reduzidas a contento.
A via em questão não possui divisores centrais ou quaisquer obstáculos entre as mãos da via e as barreiras de contenção estão velhas e inoperantes. Além do mais, o entorno daquele local é lotado de bares e clubes o que aumenta a probabilidade de que motoristas, oriundos daqueles pontos, dirijam alcoolizados.
Portanto, consoante o acima exposto, é necessária que seja estabelecida campanha educativa preventiva, nos clubes, bares e comunidades do entorno, assim como, que sejam instalados dispositivos divisórios entre as mãos da via e que as barreiras de contenção da rodovia sejam consertadas ou repostas. Dessa forma, poder-se-á cumprir o dever do SNT de proporcionar um trânsito seguro para todos.
Respeitosamente,

Negativo
Ir para o topo Ir para baixo
ponty2009




Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 EmptySeg Set 14, 2009 3:07 pm

caro negativo,
vai cair carta?
Ir para o topo Ir para baixo
ponty2009




Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 EmptyTer Set 15, 2009 2:24 pm

Caro negativo, observe o uso da impessoalidade em suas redações oficiais.

Nunca imprima, nelas, qualquer traço particular.
Ir para o topo Ir para baixo
ponty2009




Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/08/2009

Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 EmptyTer Set 15, 2009 3:03 pm

negativo escreveu:
Me Critiquem pelo amor de Deus!!!! Carta para mim é algo muito difícil.

Belo Horizonte, 24 de agosto de 2008.
Exmº Sr.
Dir. do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estruturas de Transportes
Caro senhor:
Conforme o que estabelece em lei do direito de qualquer cidadão de solicitar aos órgãos e entidades do SNT (Sistema Nacional de Trânsito) a adoção de medidas que visem a segurança. Por ser, este solicitante, agente do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, órgão ao qual compete a realização de estudos e estatísticas a respeito de acidentes de trânsito e, finalmente, por ser o trecho próximo ao conhecido “Viaduto das Almas” , área de patrulhamento do autor deste documento, são solicitadas a adoção das sugestões que serão aqui expostas:
A área, compreendida entre cinco quilômetros antes e cinco depois do viaduto acima referido, apresenta índices de acidentes fatais que divergem das demais áreas patrulhadas pela unidade que opera na região. Várias ações podem ser realizadas no intuito de diminuir a ineficácia, como por exemplo a instalação de radares, sonorizadores, placas de advertência e educativas (*como vc diz que vc expõe sugestões a serem adotadas e já da a conclusão delas?* =>)__contudo, as taxas da ocorrência de sinistros não foram reduzidas a contento. __A via, em questão, não possui divisores centrais ou quaisquer obstáculos entre as mãos da via e as barreiras de contenção estão velhas e inoperantes. Além do mais, o entorno daquele local é lotado de bares e clubes, o que aumenta a probabilidade de que motoristas, oriundos daqueles pontos, dirijam alcoolizados.
Portanto, consoante o acima exposto, é necessária que seja estabelecida campanha educativa preventiva, nos clubes, bares e comunidades da região, assim como, instalados dispositivos divisórios entre as mãos da via e que as barreiras de contenção da rodovia sejam consertadas ou repostas. Dessa forma, poder-se-á cumprir o dever do SNT de proporcionar um trânsito seguro para todos.
Respeitosamente,

COMPARE O ORIGINAL COM ESTE, POIS APENAS ARRUMEI ONDE ACHEI POR BEM.
ABRAÇO

Negativo
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Banco de redações PRF - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Banco de redações PRF   Banco de redações PRF - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Banco de redações PRF
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Rumo à PRF :: Concurso DPRF 2009 :: Concurso DPRF 2009-
Ir para: